SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47O transnacional na história da educaçãoUm balanço do conceito de capital cultural: contribuições para a pesquisa em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

DRAELANTS, Hugues  y  BALLATORE, Magali. Tradução: Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e470100302trad.  Epub 23-Jun-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1517-97022021470100302trad.

O conceito de capital cultural é um dos principais conceitos da sociologia da educação. Em particular, é classicamente usado para explicar as desigualdades escolares e o papel da escola na reprodução social. Mas, ele permanece pertinente ainda hoje? Segundo qual definição e em quais condições? À luz das profundas transformações que ocorreram nos últimos quarenta anos nas estruturas e funcionamento dos sistemas educacionais, é lícito se colocar essas questões. Este texto propõe, desse modo, uma revisão crítica da contribuição do conceito de capital cultural para a compreensão dos processos atuais de reprodução escolar.

Palabras clave : Sociologia da educação; Meio sociocultural; Situação social; Desigualdade social; Socialização; Mobilidade estudantil.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )