SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Tradução: Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

PIOTTO, Débora C.  y  NOGUEIRA, Maria Alice. Um balanço do conceito de capital cultural: contribuições para a pesquisa em educação. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e470100302.  Epub 23-Jun-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1517-97022021470100302.

O texto apresenta o artigo “Capital cultural e reprodução escolar: uma revisão crítica”, de autoria de Hugues Draelants e Magali Ballatore, professores da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, traduzido pelas autoras. Seu objetivo é explicitar os motivos pelos quais consideramos importante sua difusão no meio educacional brasileiro. O artigo realiza um balanço crítico da contribuição do conceito de capital cultural, com a finalidade de avaliar sua pertinência para a compreensão dos processos contemporâneos de reprodução social por meio da educação escolar. Para isso, seus autores propõem uma discussão sobre a definição do conceito de capital cultural e sobre sua rentabilidade escolar atual. Eles discutem, também, a importância crescente de outros tipos de capital, como o econômico e o social e colocam em relevo a questão de sua conversão em capital cultural. Considerando que tão importante quanto as conclusões às quais Draelants e Ballatore chegaram foi o caminho percorrido até elas, o texto traz alguns destaques do artigo, na intenção não de resumir ou simplificar a riqueza da discussão empreendida, mas, antes, de fazer um convite à sua leitura.

Palabras clave : Capital cultural; Desigualdades escolares; Pesquisa educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )