SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantilFeminismo negro: pedagogias, epistemologias, ético-políticas e métodos. Entrevista com Christen A. Smith índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

VALENTE, Gabriela; MENARD, Charlène  e  SETTON, Maria da Graça J.. Por uma história transnacional da sociologia: entrevista com Gisèle Sapiro. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e202248002001.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248002001.

Gisèle Sapiro é diretora de pesquisa e medalhista de prata no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e diretora de estudos no Centro Europeu de Sociologia e Ciência Política (EHESS) desde 2011. Defendeu sua tese em 1994 sob a orientação de Pierre Bourdieu, mobilizando o conceito de campo para compreender a história estrutural da literatura. Sua formação e contato com Bourdieu e com sua obra tornam Sapiro uma das sucessoras do legado bourdieusiano na França. Os trabalhos de Sapiro abordam temas como a autonomia dos campos, o papel político dos escritores e intelectuais e a circulação dos saberes em uma perspectiva internacional, sobretudo no que concerne às ideias de Bourdieu e notadamente nos Estados Unidos. O objetivo da entrevista com Gisèle Sapiro é colocar em perspectiva as diferentes maneiras de ler e interpretar a obra de Pierre Bourdieu, consequências das distinções de tradução e de apropriação no Brasil e no mundo, a partir do ponto de vista de uma especialista que, sem deixar de trazer suas próprias contribuições para a sociologia crítica, muito cooperou para a difusão das ideias bourdieusianas. O trabalho de Sapiro merece a atenção de todos aqueles que compartilham seu entusiasmo intelectual e estabelecem as bases para uma história transnacional da sociologia.

Palavras-chave : Gisèle Sapiro; História transnacional da sociologia; Pierre Bourdieu; Circulação de ideias; Sociologia da educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )