SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Feminismo negro: pedagogias, epistemologias, ético-políticas e métodos. Entrevista com Christen A. SmithAs percepções dos professores sobre a transição para o ensino remoto de emergência em uma grande universidade pública no México durante a pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

ANTUNES, Jeferson; PORTO, Bernadete de Souza  e  QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Análise do desenvolvimento temático de estudos relacionando educação e covid-19. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e253710.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248253710por.

Educação na pandemia se apresenta como um grande tema de pesquisa entre os anos de 2020 e 2021. A covid-19 impactou diversas pessoas e pôs à prova os sistemas educacionais em todo o mundo. Nesse sentido, diversos estudos, grande parte em preprint, discutem esses impactos frente aos mais variados temas de pesquisa. Portanto, sendo a pandemia um problema que afeta a educação em proporções globais, como os temas de pesquisa convergem para abordar a relação entre educação e covid-19 nos principais estudos mundiais? Conhecer essas relações temáticas, nascidas da pesquisa científica que associa educação e covid-19, pode ofertar algumas ideias para lidarmos com os problemas educacionais desta época. Este estudo tem por objetivo descrever os temas da pesquisa de alto impacto que relacionam educação e covid-19. Para tanto, foi realizada a recuperação de dados, na base de dados centralizada Web of Science, por artigos que relacionassem educação e covid-19 no campo da pesquisa educacional. Analisamos esses artigos por meio da cientometria, criando mapas de ciência e rede temática para categorizar os 607 estudos encontrados. Como resultados, emergem dos temas analisados quatro categorias de artigos: com temáticas consolidadas, que apresentam os principais temas do campo de pesquisa; com temáticas emergentes, que apresentam estudos que levantam novos temas; de média dispersão, que buscam especializar o campo do conhecimento; e os artigos fragmentados, que têm uma alta dispersão de temas, apresentando uma miríade de possibilidades de pesquisa.

Palavras-chave : Cientometria; Covid-19; Educação; Temas de pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )