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Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

KNOBLAUCH, Adriane  y  MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de. A atualidade de A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de um legado acadêmico e político. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e245469.  Epub 14-Jul-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248245469.

Este artigo discute o livro de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino , lançado em 1970, na França. Iniciando por uma localização da obra em seu contexto de origem e suas principais premissas teóricas, restituem-se, na sequência, achados derivados de uma pesquisa empírica realizada com artigos publicados em 2020 que faziam referência a esse texto. Foram analisados 51 artigos, localizados na plataforma Google Acadêmico, que foram tratados a partir da análise de conteúdo. Os artigos demonstraram que, mesmo passados 50 anos da publicação do livro, seu conteúdo ainda é atual e incontornável para observar o sistema de ensino. Foram utilizados conceitos e noções do manuscrito em variados temas e problemas ligados ao campo educacional brasileiro, tais como: a relação entre o desempenho escolar e a origem social dos alunos; o capital cultural como um patrimônio estimulado e transmitido pela família, capaz de gerar impacto na definição de um trajeto escolar bem-sucedido, ou não; o papel da escola na reprodução do capital simbólico e o fato de as ações pedagógicas não serem neutras, e sim exemplos de violência simbólica. Finaliza-se o texto com a indicação de que as leituras realizadas da obra de Bourdieu no Brasil sofreram uma alteração significativa ao longo dos últimos anos. A partir do exame da produção científica estudada, foi possível perceber uma outra lógica de apropriação do arcabouço desenvolvido pelo sociólogo, utilizado como instrumental teórico-metodológico em pesquisas de caráter multidisciplinar e multimetodológico.

Palabras clave : A reprodução; 50 anos; Bourdieu e Passeron; Produção científica; Campo educacional brasileiro.

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