SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48A atualidade de A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de um legado acadêmico e políticoSocialização de habitus: gênero e geração nas elites paulistanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

OLIVEIRA, Amurabi  e  SILVA, Camila Ferreira da. Pierre Bourdieu, catedrático de sociologia no Collége de France. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e253814.  Epub 14-Jul-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248253814.

O artigo se ocupa de um momento específico da obra e atuação profissional de Pierre Bourdieu, seus primeiros cinco anos como catedrático de Sociologia no Collège de France, período em que lecionou o curso que denominou de “Sociologia Geral”. Com o objetivo de analisar sua atuação não apenas como pesquisador, mas também como professor, e então buscar compreender sua concepção de sociologia, o texto retraça o cenário intelectual em torno do Collège de France, destacando o significado da seleção de Pierre Bourdieu para a cátedra de sociologia, bem como analisa os temas, objetivos e fios condutores das aulas proferidas nesses primeiros anos. Este artigo foi produzido a partir de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, de diálogo com autores nacionais e internacionais e da análise do curso de sociologia geral de Bourdieu. O estudo acabou por corroborar a relevância de analisar esse período de ápice na trajetória intelectual do sociólogo. Além disso, evidenciou-se que Bourdieu, na condição de catedrático e com a intencionalidade pedagógica que a posição acarreta, atou as pontas entre ensino e pesquisa em sociologia, privilegiando debates sobre a sociologia bourdieusiana e, sobretudo, sobre o lugar da sociologia no mundo social.

Palavras-chave : Pierre Bourdieu; Collège de France; Cátedra; Sociologia geral; Reflexividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )