SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Pierre Bourdieu, catedrático de sociologia no Collége de FranceBatalhadores culturais: trajetórias de mobilidade ascendente nos meios populares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SETTON, Maria da Graça J.; VIANNA, Cláudia  e  NEVES, Paulo Rogério da C.. Socialização de habitus: gênero e geração nas elites paulistanas. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e254257.  Epub 14-Jul-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248254257por.

O objetivo do artigo é trazer informações acerca da socialização de gênero em quatro gerações da elite paulistana do século XX e XXI. Trata-se da análise de dados recolhidos na pesquisa Pensamento e práticas de cultura da elite paulistana. A intenção é problematizar experiências socializadoras de homens e mulheres — hetero e homossexuais — indagando sobre as possíveis transformações das formas de hierarquia de poder nestes grupos a partir dos habitus de gênero. Os dados foram recolhidos em entrevistas e questionários, com um olhar qualitativo, aplicados em um grupo de 48 pessoas. A hipótese principal apoia-se na teoria dos capitais de Pierre Bourdieu, entre outras, e suas formas subjetivas de construção de disposições de habitus. Destaca-se, por um lado, que as gerações e o sexo das pessoas passaram por mudanças expressivas, indicando rupturas individuais e sociais com alguns padrões estabelecidos para seu sexo ou geração. Por outro lado, indica-se também a permanência de um sentido prático que continua garantindo em todas as gerações as posições de status em função de suas expertises, subjetividades e berço familiar.

Palavras-chave : Pierre Bourdieu; Socialização; Habitus; Elites; Gênero; Geração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )