SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Batalhadores culturais: trajetórias de mobilidade ascendente nos meios popularesPolíticas de democratização do ensino superior e a reprodução de desigualdades sociais: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MIRALDI, Juliana. Limites da teoria dos campos: tensões em sua autonomia relativa. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e254991.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248254991por.

Este artigo investiga a teoria dos campos desenvolvida por Bourdieu, tendo como objeto de análise os limites do conceito de autonomia relativa e suas implicações para a relação entre os campos. A construção do argumento retoma a história do conceito de campo na teoria bourdieusiana, observando sua relevância conjuntural e o impacto teórico que ele gerou. Destaca-se nesta análise que, embora Bourdieu tenha sido rigoroso na sistematização da lógica interna de funcionamento dos campos, o mesmo não ocorreu com a formalização conceitual da relação que os campos estabelecem entre si, pois, ao definir os campos como relativamente autônomos, Bourdieu não foi claro na explicação sobre em que condições e em relação a que se dá essa autonomia. A investigação desse problema teve como material de análise os próprios escritos de Bourdieu, os quais, uma vez lidos tendo em vista essa questão, revelaram duas possibilidades explicativas: a primeira se refere ao movimento de inter-relação entre os campos, determinado tanto pelo impacto que mudanças estruturais em um campo podem causar em outros quanto pelo trânsito de agentes entre campos; já a segunda possibilidade diz respeito à relação entre os campos e o Estado, o qual, dada a sua história de formação e poder físico e simbólico acumulado, tem condições, segundo Bourdieu, de desferir golpes de tirania capazes de afetar as dinâmicas internas dos campos. Com isso, este artigo oferece uma contribuição crítica à teoria dos campos para que ela seja atualizada diante das novas dinâmicas e desafios do mundo social contemporâneo.

Palavras-chave : Campos sociais; Economia simbólica; Habitus; Estado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )