SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Políticas de democratização do ensino superior e a reprodução de desigualdades sociais: estudo de casoÁrea de ensino: reflexões a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; SOUZA, Juliano de  e  GARCIA, Rui Proença. Para uma teoria do capital esportivo: conversações com Bourdieu e Lahire. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e253013.  Epub 02-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248253013por.

Este artigo discute a possibilidade de uma teoria do capital esportivo a partir dos preceitos do que se pode denominar de um modelo disposicionalista no contexto dos esportes. Busca-se, portanto, elencar alguns aspectos teóricos que informam esse modelo e defendê-lo como um dos contributos da obra de Pierre Bourdieu para as áreas de educação física e ciências do esporte. Nesse sentido, são recuperados alguns elementos fundantes do programa de pesquisa disposicionalista demarcado no campo da sociologia francesa, mais especificamente em obras de Bourdieu e Lahire, para pensar o modo como as disposições esportivas, mais ou menos duradouras, são produzidas relacionalmente ao acúmulo de um capital esportivo. Foram revisitados alguns estudos que analisaram as trajetórias esportivas de atletas de diferentes modalidades e, em seguida, inferiu-se que elas endossam a necessidade de um modelo de socialização no domínio dos esportes que procure expandir a lógica de explicação das trajetórias esportivas que se assenta na herança familiar. Conclui-se a partir do artigo que: está devidamente demarcado um programa disposicionalista nas áreas de educação física e ciências do esporte no Brasil; a noção de “capital esportivo” ajuda a pensar as trajetórias biográficas dentro do campo dos esportes; e a família e a educação física escolar são espaços de socialização esportiva.

Palavras-chave : Pierre Bourdieu; Habitus; Capital esportivo; Educação física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )