SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Compreender e compreender-se: o campo educacional brasileiro num itinerário de leituras de Pierre BourdieuO bullying escolar na legislação brasileira: uma análise documental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

CODATO, Adriano; BITTENCOURT, Maiane; PERICH, Rafael  e  SILVA, Rodrigo. Uma análise bibliométrica da recepção de Pierre Bourdieu na ciência política. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e255565.  Epub 27-Out-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248255565por.

Pierre Bourdieu é o autor com a reputação mais bem estabelecida nas ciências sociais, em especial na Sociologia. Mas qual é a recepção de Bourdieu na ciência política? Se tomamos as citações aos seus livros nos periódicos mais importantes da área ela é inexistente. Por outro lado, há inúmeras pesquisas na França, no Brasil, na Argentina, no Chile, etc., sobre o campo do poder inspiradas por sua Sociologia da vida política. Este artigo investiga a presença e a influência do autor na ciência política publicada fora dos periódicos de maior impacto na disciplina. Partindo de uma base ampla de 25.475 documentos indexados na base Scopus que mencionam Pierre Bourdieu nas referências bibliográficas, analisamos 355 artigos que utilizaram seus conceitos-chave conectados à política, tais como campo político, Estado e poder simbólico. Verificamos que mesmo quando há citações aos escritos de Bourdieu, não são os trabalhos vinculados à sua sociologia da política que são referidos. Um estudo detalhado do contexto das citações para os vinte artigos mais citados desses 355 documentos mostrou que as referências a Bourdieu eram majoritariamente positivas e que havia mais menções de reconhecimento baseadas na autoridade do autor do que de corroboração com base em sua teoria. A influência das ideias de Bourdieu sobre os trabalhos analisados foi superficial em 17 dos 20 casos.

Palavras-chave : Pierre Bourdieu; Ciência política; Sociologia política; Bibliometria; Campo político.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )