SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Some aspects of the relationship between school and human rights in France in the 18th centuryJudicialization of vacancies in full-time early childhood education in the municipality of Vitória (ES) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

ARAUJO, Maciela Mikaelly Carneiro de  and  SANTOS, Solange Mary Moreira. Efeitos da judicialização da educação infantil evidenciados na produção acadêmica brasileira (2009-2019). Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e262181.  Epub Oct 27, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-46342022262181por.

Esta pesquisa buscou responder à questão dos desafios evidenciados na produção acadêmica sobre a judicialização da educação infantil. Para isso, teve por objetivo analisar a judicialização da educação infantil na produção acadêmica existente nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no concernente à garantia do direito às creches e pré-escolas, entre 2009 e 2019. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estado do conhecimento. Os resultados do estudo apontaram que a judicialização é uma ação paliativa e pontual na resolução da questão da falta de vagas, pois não basta garantir o direito de algumas crianças por meio de ações jurídicas sem planejar a longo prazo e sem dispor de orçamento para atender o direito de todas as crianças que precisam das vagas em escolas na primeira infância. Isso impacta na concepção de direito e de educação infantil construída na história das políticas educacionais brasileiras, a fim de se superar a visão assistencialista e o atendimento filantrópico. Também é pertinente considerar que o cumprimento do direito à educação infantil para as crianças ainda enfrenta desafios como a priorização de recursos para o ensino fundamental e a falta de qualidade, engendrada pelos efeitos da judicialização nas questões pedagógicas, a exemplo da superlotação das salas de aula e da ausência de recursos humanos e materiais. Nesse sentido, esta pesquisa abre espaço para novos estudos sobre a temática nos Programas de Pós-Graduação em Educação, sobretudo na região Nordeste.

Keywords : Educação infantil; Direito à educação infantil; Judicialização da educação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )