SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Efeitos da judicialização da educação infantil evidenciados na produção acadêmica brasileira (2009-2019)A rede estrangeira de estudos sobre antropologia da educação pensada por meio da inscrição literária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

AUER, Franceila  e  ARAUJO, Vania Carvalho de. Judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral no município de Vitória (ES). Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e252897.  Epub 04-Nov-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248252897por.

Este artigo tem como objetivo compreender o fenômeno da judicialização decorrente da reinvindicação por vagas na educação infantil em tempo integral. Adota uma pesquisa de natureza qualitativa com análise documental de processos extrajudiciais e judiciais. Utiliza o software NVivo para auxílio e organização da análise dos dados. Como fonte de análise,2 seleciona oito processos, impetrados junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça pelas famílias que exigem vagas para seus filhos nas instituições públicas de educação infantil em tempo integral no município de Vitória (ES). Os resultados indicam que a maioria das famílias aponta o trabalho extradomiciliar e as necessidades socioeconômicas como motivações principais para a demanda de vagas. Contudo, nem sempre os pleitos são deferidos, visto que há um tensionamento no campo da educação da infância devido à não obrigatoriedade de oferta do tempo integral. Os profissionais do Sistema de Justiça fundamentam os processos utilizando argumentos legais, constitucionais e imperativos categóricos inspirados na compreensão do direito à educação como uma responsabilidade das políticas públicas. O artigo conclui que a existência de formas controversas do direito desencadeia o fenômeno da judicialização, subvertendo a dinâmica pública do direito como uma experiência que diz respeito igualmente a todos.

Palavras-chave : Direito à educação; Educação infantil em tempo integral; Judicialização; Infância; Políticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )