SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Convergences of Paulo Freire and Theodor Adorno around emancipatory educationHygiene for primary schools: the written production of Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SOARES, Priscila da Silva  and  AMARAL, Cledir de Araújo. A assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e238181.  Epub Feb 23, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248238181.

A assistência estudantil se constituiu apoio aos estudantes para sua permanência na instituição educacional pública de nível superior devido às dificuldades financeiras dos jovens que geralmente se deslocavam de suas cidades de origem para estudar em outros locais. Entretanto, atualmente, novas atribuições são delegadas à assistência estudantil de modo a contribuir para o processo educacional numa perspectiva omnilateral. Este artigo tem o objetivo de levantar as possibilidades de atuação dos profissionais da assistência estudantil na educação formal na sociedade contemporânea. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental como estratégia de levantamento de dados. Identificamos que as possibilidades de atuação da assistência estudantil perpassam por dois modelos básicos. O primeiro, pautado em uma política seletiva, de cunho apenas financeiro, que reflete em uma educação não emancipadora. O segundo, de caráter universal, atende o estudante em diversos aspectos: econômico, social, acadêmico e humano. Entendemos esse último modelo como fruto da crescente exigência social contemporânea e da consequente emergência de outras demandas que repercutem no desempenho acadêmico e interferem na permanência dos estudantes de diferentes níveis de ensino. Para tanto, novas funções podem ser atribuídas à assistência ao estudante enquanto atividade meio para garantir o sucesso do processo educacional numa perspectiva omnilateral.

Keywords : Ensino multidimensional; Assistência estudantil; Permanência; Formação cidadã.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )