SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Formação docente à deriva: a preparação para o magistério superior em programas de pós-graduação em direito no BrasilIdentidad lectora de profesores noveles y mediación literaria digital: entrecruces entre trayectorias y competencias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

GARLET, Francieli Regina; CARDONETTI, Vivien Kelling  e  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Processos de criação com imagens na educação das artes visuais. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e237521.  Epub 11-Mar-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248237521.

Este artigo busca pensar a potência das imagens enquanto campo de experimentação e de criação em educação, junto às filosofias da diferença, aos movimentos transversais acionados por uma estratégia investigativa cartográfica e à problemática: o que podem as imagens em meio ao traçado de planos de imanência e de composição? Este trabalho problematiza as experiências educativas e investigativas que as autoras têm vivenciado junto à graduação e à pós-graduação, mobilizando uma delas especificamente para operar enquanto materialidade deste texto. Tal experimentação, produzida em uma aula, com uma turma de Licenciatura em Artes Visuais de uma universidade do Sul do Brasil, é operada de modo a explicitar algumas maquinarias que movimentaram o grupo nessa produção, assim como outras surgidas também durante a escrita do artigo por três pares de mãos. Sem a intenção de ilustrar e prescrever modos de relação com as imagens, e tomando a imagem por sua potência plural, desprendida de um sentido representativo e de uma única forma de relação, busca-se produzir aberturas para (im)possíveis vias de criação com as imagens em educação, deixando, também, alguns fios soltos, enquanto isca para outras possibilidades que possam ainda funcionar com elas. Fios que dizem aquilo que não foi possível capturar em imagens e escritas, névoas que se ergueram na composição produzida e que seguem, portanto, em potência, à espera de outros encontros.

Palavras-chave : Imagem; Criação; Educação das artes visuais; Filosofias da diferença; Plano de imanência e de composição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )