SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Identidad lectora de profesores noveles y mediación literaria digital: entrecruces entre trayectorias y competenciasCorpo e prática pedagógica: diálogos entre dimensões pessoal e profissional no ensino de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

OLIVEIRA, Iara Terra de; STEIL, Leonardo José  e  FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e239057.  Epub 17-Mar-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248239057.

Este artigo se propôs a mapear alguns parâmetros da Pesquisa em Ensino de Química no Brasil a partir de análise das publicações de seis periódicos especializados. Para tanto, foram empregados indicadores cienciométricos de produção e análise documental de 333 artigos publicados entre 2002 e 2017. Os resultados evidenciam crescimento das publicações sobre ensino de química, especialmente a partir de 2009, sendo a terceira área mais representativa dentro das ciências da natureza, com uma projeção de equiparação entre a física e a biologia. As publicações exibem predominância regional do Sudeste e do Sul e dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com uma tendência de crescimento da região Nordeste. Investigações com estudantes (ensino superior e médio) e professores da educação básica são os mais recorrentes. Quanto à natureza temática, prevalecem questões sobre o ensino e a aprendizagem sob a perspectiva do conhecimento teórico e prático do professor, ações pedagógicas em sala de aula, desenvolvimento de conceitos e do pensamento, já consolidados na área. No geral, estes dados sinalizam consonância com estudos internacionais e uma agenda de pesquisa focada em investigações empíricas e concentrada em questões de ensino e formação de graduandos e das práticas e saberes docentes. Os temas diversidade, tecnologias e espaços não escolares são ainda pouco representativos, podendo ser considerados lacunas de pesquisas. Dentre os desafios da área estão a maior participação das instituições escolares na produção do conhecimento, a diminuição das assimetrias regionais, bem como a colaboração internacional.

Palavras-chave : Pesquisa bibliográfica; Pesquisa em ensino de Química; Artigos científicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )