SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializadosGustavo Alberto: “invenção” e circulação da primeira carteira escolar patenteada no Brasil (1881-1884) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

PEREIRA, Paula Pessoa dos Santos de Nader; SILVA, Alan Camargo  e  LUDORF, Sílvia Maria Agatti. Corpo e prática pedagógica: diálogos entre dimensões pessoal e profissional no ensino de educação física. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e237152.  Epub 17-Mar-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248237152.

A escola e a educação física têm papel fundamental na formação de visões e concepções de corpo dos discentes, sendo importante haver uma educação que considere as diferenças e reflexões sobre questões voltadas ao corpo. O professor de educação física está inserido em um contexto sociocultural de ideais de corpo e de cuidados de si que, de certo modo, podem relacionar-se com sua intervenção pedagógica. Até que ponto a inserção social e a trajetória pessoal e/ou profissional do professor podem impactar em sua prática pedagógica? O objetivo deste estudo foi compreender as eventuais relações entre as formas como os professores de educação física lidam com seu próprio corpo e as possíveis implicações em sua prática pedagógica. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze professores de educação física escolar que atuavam no primeiro segmento do ensino fundamental de uma instituição federal. Também foram feitos registros em diário de campo e verificação de documentos da instituição. O tratamento do material empírico foi feito com base na análise de conteúdo, a partir dos princípios básicos da repetição e da relevância. Constatou-se que as experiências pessoais relacionadas com o corpo interferem nas práticas pedagógicas desses professores. Nota-se também um esforço de atualização de vivências corporais visando à renovação da prática pedagógica. Conclui-se, portanto, que há relações entre a vida pessoal e a profissional do docente de educação física, pois as representações dos professores interferem em seus fazeres pedagógicos, mas o que desenvolvem e buscam trabalhar em aula também marca seus corpos e pode mudar suas concepções.

Palavras-chave : Educação física; Corpo; Prática pedagógica; Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )