SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48The importance of reading stories for the linguistic development of preschool children with language disordersCharacterization of multiplicative integer problems posed by future teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

PEREIRA, Alanda Maria Ferro; FERNANDES, Sheyla C. S.; BITTENCOURT, Ig Ibert  and  FELIX, Amarillys. Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e237870.  Epub Apr 04, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248237870por.

A teoria do fluxo deriva da psicologia positiva e busca explicar um estado ótimo de consciência do indivíduo. O estado de fluxo proporciona ao sujeito alta concentração e controle na realização de determinada tarefa, certo relaxamento, controle sobre a ansiedade e satisfação, oriunda do estado ótimo de consciência experienciado ao atingir o objetivo proposto pela atividade realizada. Desta forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para compreender como a teoria do fluxo vem sendo utilizada no contexto da educação e aprendizagem no Brasil. Efetuou-se uma busca por produções nas bases de dados SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes. Foram encontrados 260 estudos, dos quais somente cinco atenderam aos critérios de inclusão, a saber, apresentar a teoria do fluxo como tema principal, atrelada à educação e ser um estudo realizado em contexto brasileiro. A partir dos artigos selecionados, foi possível identificar que, no Brasil, a teoria do fluxo vem sendo utilizada no ensino de música, de educação física, de línguas e na engenharia da computação, auxiliando no processo motivacional, incentivando a cooperação, a participação e o engajamento dos professores e alunos nos ambientes de ensino e aprendizagem. Apesar disso, o cenário de publicações nessa área ainda é pequeno.

Keywords : Teoria do fluxo; Aprendizagem; Educação; Psicologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )