SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48La importancia de leer cuentos para el desarrollo lingüístico de preescolares con Trastorno de LenguajeCaracterización de problemas multiplicativos de números enteros propuestos por futuros maestros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

PEREIRA, Alanda Maria Ferro; FERNANDES, Sheyla C. S.; BITTENCOURT, Ig Ibert  e  FELIX, Amarillys. Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e237870.  Epub 04-Abr-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248237870por.

A teoria do fluxo deriva da psicologia positiva e busca explicar um estado ótimo de consciência do indivíduo. O estado de fluxo proporciona ao sujeito alta concentração e controle na realização de determinada tarefa, certo relaxamento, controle sobre a ansiedade e satisfação, oriunda do estado ótimo de consciência experienciado ao atingir o objetivo proposto pela atividade realizada. Desta forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para compreender como a teoria do fluxo vem sendo utilizada no contexto da educação e aprendizagem no Brasil. Efetuou-se uma busca por produções nas bases de dados SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes. Foram encontrados 260 estudos, dos quais somente cinco atenderam aos critérios de inclusão, a saber, apresentar a teoria do fluxo como tema principal, atrelada à educação e ser um estudo realizado em contexto brasileiro. A partir dos artigos selecionados, foi possível identificar que, no Brasil, a teoria do fluxo vem sendo utilizada no ensino de música, de educação física, de línguas e na engenharia da computação, auxiliando no processo motivacional, incentivando a cooperação, a participação e o engajamento dos professores e alunos nos ambientes de ensino e aprendizagem. Apesar disso, o cenário de publicações nessa área ainda é pequeno.

Palavras-chave : Teoria do fluxo; Aprendizagem; Educação; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )