SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)O “bom trabalho” e a formação de pedagogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SILVA, Uyara Ferreira; FERREIRA, Deller James; AMBROSIO, Ana Paula Laboissière  e  OLIVEIRA, João Lucas dos Santos. Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e236643.  Epub 13-Abr-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248236643por.

Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre os problemas sofridos por universitárias de cursos de ciência da computação, com o objetivo de examinar os motivos que levam à evasão de meninas desse curso. Uma gama completa de periódicos indexados foi pesquisada usando os bancos de dados da ACM Digital Library, IEEE Xplore, ScienceDirect, Scopus, Web of Science e Springer. Um total de 818 artigos foram obtidos nas bibliotecas digitais, mas apenas 24 trabalhos foram aceitos para extração de dados desta revisão. Os resultados revelam que existem vários problemas que levam as meninas a evadir dos cursos de graduação em informática. Tais problemas foram descritos e classificados em seis categorias principais. Também foram abordadas iniciativas que vêm sendo aplicadas para minimizar o abandono dos cursos pelas alunas de graduação em ciência da computação. Apontar os principais problemas das estudantes de informática e identificar as limitações das iniciativas tomadas para solucioná-los é o primeiro passo para trabalhos futuros que proponham boas formas de contorná-los e delineiem soluções específicas para a sala de aula, conscientizando profissionais da educação e até colegas sobre estes problemas. A atenção a essas questões pode despertar o interesse dos pesquisadores, enquanto fazem a pós-graduação em STEM, em trabalhar para tornar mais positivas as experiências das alunas de graduação, diminuindo suas chances de evasão. Além disso, a partir dos resultados desta pesquisa, é possível tomar decisões acadêmicas, gerenciais e administrativas com base teórica em relação às questões de gênero.

Palavras-chave : Ciência da computação; Discriminação de gênero; Evasão; Estudantes de nível superior; Revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )