SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48O “bom trabalho” e a formação de pedagogasHistória dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciaturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

GARRUTTI, Érica Aparecida  e  MOREIRA, Tarsila Nunes de Andrade. A criança surda na educação infantil bilíngue: a importância do social para a construção da linguagem. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e234024.  Epub 29-Abr-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248234024.

Fundamentando-se nas perspectivas histórico-cultural do desenvolvimento humano e bilíngue na educação da criança surda, este artigo analisa situações de interação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre pares coetâneos surdos matriculados em uma turma de educação infantil e com seus professores, para observar como ocorre a apropriação dessa língua nas trocas cotidianas e a participação das crianças na rotina da turma. Como procedimento de coleta de dados, foram observadas situações de atividades dirigidas e livres em uma turma de educação infantil bilíngue para crianças surdas, tendo a Libras como primeira língua, por dois meses em três semestres consecutivos. Ainda como procedimento de coleta, as professoras da turma foram entrevistadas, bem como a coordenadora pedagógica e a diretora da instituição. Os resultados indicaram a importância da organização de ambientes educativos linguísticos de educação infantil, culturalmente preparados para o desenvolvimento de crianças surdas. As situações de interações revelaram que o aprendizado da língua de sinais acontece de modo rápido e em trocas rotineiras no contexto da turma. As interlocuções nessa língua, por sua vez, paulatinamente permitem que as crianças compartilhem conceitos e práticas comuns no cotidiano da turma.

Palavras-chave : Educação infantil; Educação de surdos; Linguagem; Libras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )