SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48History of Afro-Brazilians, Africans, and anti-racist education: the perspective of professors working on teacher trainingStudents’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

RIPE, Fernando  and  AMARAL, Giana Lange do. Educação e condição feminina em um tratado de Alexandre de Gusmão escrito na América Portuguesa no final do século XVII. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e238149.  Epub Apr 29, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248238149por.

Neste artigo apresentamos uma análise dos discursos acerca da educação e da condição feminina presentes na obra Arte de crear bem os filhos na idade da Puericia. Escrita na América Portuguesa, mas publicada inicialmente em Portugal no ano de 1685, a obra de autoria do padre jesuíta Alexandre de Gusmão (1629-1724) destinou seu último capítulo, “Do especial cuidado que se deve ter na criação das meninas”, para tratar das advertências necessárias à boa educação de raparigas. No contexto de produção da obra educativa proposta por Alexandre de Gusmão, queremos propor a análise de um conjunto de enunciados que colocam em evidência uma espécie de ordenamento das condições de vida e das orientações educativas de sujeitos infantis femininos. Inferimos que a propagação de obras de cunho moralista no espaço luso-brasileiro entre os séculos XVII e XVIII possibilitou a circulação de tais ordens enunciativas, influenciando, significativamente, o comportamento social da época. A partir de uma perspectiva histórica e filosófica, principalmente através de referenciais teóricos foucaultianos, entendemos que a obra foi um eficiente mecanismo que atuou na constituição discursiva de modelos específicos de educação para garantir a produção de um determinado tipo de sujeito infantil feminino. Notadamente, identificamos duas normativas que advertiam sobre a boa criação das meninas cristãs através das práticas de guarda e recolhimento.

Keywords : História da educação; Alexandre de Gusmão; Educação feminina; Infância.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )