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Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

FAGUNDES, André Francisco Alcântara; PRADO, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do  e  FELIX, Débora Fabiana. A identificação dos discentes com as associações atléticas universitárias e o reflexo quanto ao engajamento estudantil junto às instituições de ensino superior. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e239088.  Epub 29-Abr-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248239088por.

Existem no Brasil mais de 2 mil instituições de ensino superior que abrigam cerca de 8 milhões de estudantes, dos quais parte significativa se envolvem com atividades além da sala de aula, entre elas, o esporte, por meio das associações acadêmicas atléticas (AAA). Essas associações tendem a proporcionar uma série de benefícios, dentre eles, aumentar o vínculo do aluno com a instituição contribuindo para sua permanência na mesma. Sendo assim, torna-se salutar entender mais sobre essas instituições, por isso, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar os antecedentes e consequentes da identificação dos discentes com as atléticas universitárias; já o objetivo secundário foi discutir como a identificação dos estudantes com a atlética pode contribuir para o engajamento estudantil junto à instituição de ensino. A estrutura teórica que suporta as hipóteses estabelecidas abordou a teoria da identificação, as atléticas nas instituições de ensino superior (IES), antecedentes e consequentes da identificação dos alunos com as atléticas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com amostra de 506 membros de atléticas de diversas IES do Brasil. O modelo proposto foi testado via modelagem de equações estruturais, os resultados identificaram que, entre os construtos considerados, apenas conexão com a marca da atlética é antecedente da identificação com essa associação, sendo responsável por 72,4 por cento da variância da identificação. Os resultados apontaram que os demais oito construtos são consequentes da identificação com a atlética. Ademais, foi possível depreender que a identificação dos estudantes com a atlética pode contribuir para o engajamento estudantil junto à instituição de ensino.

Palavras-chave : Teoria da identificação; associações acadêmicas atléticas; educação; marketing esportivo; comportamento do consumidor.

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