SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leituraDiferenças no desempenho acadêmico na UFMG: entre ingressantes via vestibular e via Enem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

RICCI, Christiano Streb; OLIVEIRA, Flavia Volta Cortes de  e  MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. O esporte no contexto escolar extracurricular: sentidos e contradições no ensino do futsal. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e237054.  Epub 23-Maio-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248237054por.

A prática e o ensino do esporte, que se expressam em diferentes âmbitos, como a escola, o lazer e o alto rendimento, derivam de componentes socioculturais relacionados ao contexto pedagógico em que este processo ocorre, assim como à bagagem cultural dos agentes envolvidos. Entendendo a escola como um espaço de proteção social para além da socialização, cuidados com o direcionamento pedagógico se fazem importantes, pois possíveis desigualdades na oferta de oportunidades de aprendizagem podem se refletir em outras esferas da vida dos(as) alunos(as). No ambiente escolar, o futsal se apresenta em duas formas principais, estando presente tanto na educação física curricular como também em atividades extracurriculares. O objetivo deste estudo foi investigar e analisar as razões e sentidos de se ensinar futsal no ambiente escolar extracurricular, adotados por professores/treinadores de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A partir de entrevistas semiestruturadas com professores/treinadores de futsal, e análise de dados com base na teoria fundamentada, têm-se como principais resultados três eixos temáticos: 1) objetivos do ensino do esporte no ambiente escolar: a formação moral como contribuição relevante; 2) disposições dos professores/treinadores para a supervalorização do resultado esportivo; 3) a participação como um privilégio para poucos(as) alunos(as) com melhor aptidão para a competição. Conclui-se que mesmo conhecendo ações mais apropriadas para o contexto das PEEs, os professores/treinadores vinculam suas ações pedagógicas à conquista de resultados competitivos ótimos, causando exclusão e oferta desigual de oportunidades de aprendizagem aos(às) alunos(as) envolvidos nas PEEs.

Palavras-chave : Esporte escolar extracurricular; Treinadores; Futsal; Sociologia do esporte; Pedagogia do esporte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )