SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Educação inclusiva na universidade: perspectivas de formação de um estudante com transtorno do espectro autistaContribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

CAMARGO, Gisele Brandelero  e  GARANHANI, Marynelma Camargo. O corpo criança na travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e239129.  Epub 03-Jun-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248239129por.

Com base interpretativa e cunho etnográfico, realizou-se uma pesquisa para compreender como é a experiência de travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, do ponto de vista das crianças. E com esse cenário trouxemos, para este texto, reflexões sobre o corpo criança. Para isso, ancorada em estudos da Sociologia da Infância e motivada pela pergunta problema de pesquisa (como é a experiência de travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, do ponto de vista das crianças?), a produção de dados considerou as expressões de seis crianças em dois contextos escolares: uma escola de educação infantil e outra de anos iniciais do ensino fundamental, no município de Ponta Grossa, no Paraná, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Por meio da inserção das pesquisadoras no grupo de crianças, com observações participantes, entrevistas e visitas monitoradas, buscou-se uma interlocução adequada às suas falas, compreendendo que elas ultrapassam o uso exclusivo da linguagem verbal ou escrita, abrangendo os movimentos do seu corpo e sua gestualidade. Os dados, emergidos das falas das crianças, geraram dois temas de análise: diferenças e estratégias. Esses se desdobraram nos seguintes eixos de análise: a) as rotinas e os espaços; b) as práticas escolares; e c) as regras. As análises permitiram refletir sobre o corpo criança, a potência de seus movimentos e gestualidades como uma maneira válida de a criança ser e estar no mundo, produzindo cultura, interpretando e se relacionando, moldando e influenciando os constructos sociais em que estão inseridas.

Palavras-chave : Corpo criança; Travessia; Pesquisa com crianças; Anos iniciais do ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )