SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolarSociologia da infância e reprodução interpretativa: um modelo redondo do desenvolvimento infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

ANTUNES, Jeferson  e  RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira. Análise do desenvolvimento temático dos estudos sobre games na educação. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e240020.  Epub 03-Jun-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248240020por.

Os estudos sobre games na educação contemplam uma variedade de áreas, bem como dizem respeito à interação lúdica promovida através dos jogos para proporcionar o engajamento de estudantes em tarefas educativas. Esses estudos são frutos de pesquisas teóricas, e principalmente empíricas, que tentam compreender, para além do game como entretenimento, sua inter-relação com a educação. Mas, como esse campo de estudo se desenvolve na contemporaneidade? Quais campos do conhecimento estão imbricados nessa construção? Quais os elementos atuais de discussão nesse campo de estudo? Para contribuir com esses questionamentos, este estudo tem por objetivo: analisar a produção científica de alto impacto relacionada aos games na educação; tendo como demais objetivos: descrever as relações dos campos envolvidos na construção do conhecimento de alto impacto sobre games na educação; e compreender os principais elementos da construção do conhecimento de alto impacto sobre games na educação. Nesse intento, toma-se por aporte metodológico a cientometria, utilizando a análise de desenvolvimento temática, mapas da ciência e diagrama de Sankey produzidos a partir de dados recuperados de uma importante base de dados. Como decorrência deste estudo, atenta-se para a interdisciplinaridade dos campos relacionados à construção do conhecimento sobre games na educação, sendo os serious games e o design de jogos os campos que mais corroboram a construção do conhecimento acerca dos jogos na educação, existindo uma forte crítica à gamificação entre os principais autores do campo.

Palavras-chave : Games; Educação; Aprendizagem baseada em jogos; Design de jogos; Cientometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )