SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48A implementação do Pronatec e as implicações na política de educação profissional: o prescrito e o efetivadoIdeologia e mudança de discurso de graduandos camponeses: contribuições bakhtinianas para a educação do campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SOUZA, Leandro de Oliveira; GONCALVES, Lorraine Silva; MEDEIROS, Rayane Gomes de  e  OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. Uma análise de significados da matemática para ingressantes de um curso de licenciatura. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e241471.  Epub 14-Jun-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248241471por.

Ansiedade, aversão e rejeição são sentimentos frequentemente verbalizados por estudantes quando estes se deparam com a matemática. Este artigo traz um recorte de um projeto de pesquisa, realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática (NUPEm) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os pesquisadores acreditavam que universitários que optaram por ingressar nos cursos de licenciatura em matemática concebem significados que não são compartilhados por boa parte da população. Partiu-se do pressuposto de que é necessário compreender tais significações, porque elas reproduzem uma cultura pedagógica que influenciará as práticas desses profissionais no futuro. Nesta pesquisa, em relação à matemática, buscou-se analisar os significados e revelar os sentidos acerca das experiências de um grupo de 21 discentes, ingressantes em um curso de licenciatura em 2019. Como caminho metodológico, optou-se por usar a fenomenologia hermenêutica como instrumento de análise dos poemas escritos individualmente por esses ingressantes. Considerou-se que a escrita livre por meio de poemas seria uma ferramenta útil para identificar a expressão de experiências vivenciadas e significados atribuídos pelos futuros professores à matemática. A partir da leitura e da reflexão sobre os conteúdos dos poemas, a posteriori, desvelou-se três categorias emergentes: sentimentos expressos pelos estudantes em relação à matemática; papel desempenhado pela matemática na sociedade; e concepções sobre o que é a matemática. A partir da análise dessas categorias descrevemos e discutimos fenômenos dicotômicos em relação aos currículos, que requerem cautela ao longo da formação inicial docente.

Palavras-chave : Formação inicial; Concepções sobre a matemática; Fenomenologia; Poemas; Cultura pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )