SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Letramento e autoria: uma proposta de sequência didática para o ensino de literaturaImaginação, racionalidade e educação: bases da criação e do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

FREITAS, Daiane de  e  DAMAZIO, Ademir. O pensamento conceitual de fração: o modo de organização do ensino davydoviano. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e236913.  Epub 19-Ago-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248236913por.

Este artigo se apresenta no contexto de organização do ensino numa perspectiva materialista histórica e dialética. Mais especificamente, sua referência é o ensino desenvolvimental, proposto por Davýdov e seus colaboradores. A delimitação se expressa na seguinte questão de pesquisa: quais as manifestações do movimento do pensamento conceitual de fração nas tarefas particulares do livro didático e de orientação ao professor, quando a referência é o modo davydoviano de organização do ensino? Nesta pesquisa bibliográfica, os dados de análise tomam como amostra cinco tarefas particulares extraídas do livro didático do 5º ano, baseadas na proposição de Davýdov, acompanhadas pelo livro de orientação ao professor. As três primeiras tarefas explicitam o movimento de redução do concreto ao abstrato; as demais revelam o movimento do pensamento de ascensão do abstrato ao concreto. O estudo revela que os processos de redução e ascensão direcionam o pensamento para a apropriação das relações essenciais que constituem o conceito de fração. A essência se manifesta no problema de medição, gerador da necessidade de subdivisão da unidade de medida, que constituirá a unidade intermediária. Os dois movimentos se caracterizam por processos mediados que levam o pensamento à abstração e à generalização das conexões internas constituintes da lei e da causa do conceito.

Palavras-chave : Fração; Proposição davydoviana; Movimentos do pensamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )