SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Imagination, rationality, and education: basis of creation and knowledgeWhat do we know about academic culture? A review of the concept in the field of higher education studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

BARROS, Cristina; CORDEIRO, António Rochette; GAMA, Rui  and  ALCOFORADO, Luís. Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e231821.  Epub Sep 02, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248231821eng.

Apesar dos indiscutíveis avanços registados no domínio da educação, ao longo das últimas décadas, Portugal regista, ainda, indicadores de insucesso e de abandono escolar precoce consideravelmente elevados, particularmente quando comparados com os dos outros países da União Europeia. A identificação e necessidade de compreensão desse problema tem originado diversos trabalhos de investigação que compreendem desde fatores mais relacionados com o desenvolvimento, até às motivações e aspirações do aluno, às condições socioeconómicas e culturais das famílias, aos aspetos organizacionais da escola e à qualidade do corpo docente, dando muito menos importância às variáveis mais relacionadas com o contexto territorial. Assumindo, conceitualmente, o insucesso escolar como um fenômeno multideterminado, mas com uma relação direta com o espaço geográfico em que se situam as escolas e em que vivem os alunos, este artigo procura identificar e explicar algumas variáveis mais relacionadas com o território, entendido, neste estudo, numa perspectiva inovadora e dinâmica, procurando realizar sua caraterização identitária através de um conjunto articulado e transversal de indicadores. Desenvolvido na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em Portugal, e após análise estatística robusta, que relaciona o desempenho em provas nacionais dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico com as caraterísticas territoriais, este trabalho aponta a existência de influências mútuas destas dimensões, sugerindo a necessidade de um debate participado que suporte intervenções articuladas de combate ao insucesso escolar.

Keywords : Sucesso escolar em Portugal; Políticas educativas locais; Educação e território.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )