SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Imaginação, racionalidade e educação: bases da criação e do conhecimento¿Qué sabemos de la cultura académica? Revisión del concepto en la literatura en educación superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

BARROS, Cristina; CORDEIRO, António Rochette; GAMA, Rui  e  ALCOFORADO, Luís. Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e231821.  Epub 02-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248231821eng.

Apesar dos indiscutíveis avanços registados no domínio da educação, ao longo das últimas décadas, Portugal regista, ainda, indicadores de insucesso e de abandono escolar precoce consideravelmente elevados, particularmente quando comparados com os dos outros países da União Europeia. A identificação e necessidade de compreensão desse problema tem originado diversos trabalhos de investigação que compreendem desde fatores mais relacionados com o desenvolvimento, até às motivações e aspirações do aluno, às condições socioeconómicas e culturais das famílias, aos aspetos organizacionais da escola e à qualidade do corpo docente, dando muito menos importância às variáveis mais relacionadas com o contexto territorial. Assumindo, conceitualmente, o insucesso escolar como um fenômeno multideterminado, mas com uma relação direta com o espaço geográfico em que se situam as escolas e em que vivem os alunos, este artigo procura identificar e explicar algumas variáveis mais relacionadas com o território, entendido, neste estudo, numa perspectiva inovadora e dinâmica, procurando realizar sua caraterização identitária através de um conjunto articulado e transversal de indicadores. Desenvolvido na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em Portugal, e após análise estatística robusta, que relaciona o desempenho em provas nacionais dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico com as caraterísticas territoriais, este trabalho aponta a existência de influências mútuas destas dimensões, sugerindo a necessidade de um debate participado que suporte intervenções articuladas de combate ao insucesso escolar.

Palavras-chave : Sucesso escolar em Portugal; Políticas educativas locais; Educação e território.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )