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Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

PERES, Luise Bittencourt; CERQUEIRA-ADAO, Sebastião Ailton da Rosa  and  FLECK, Carolina Freddo. Integrar e acolher: o acesso de refugiados e imigrantes haitianos nas universidades. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e244344.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244344por.

Diante do crescimento das migrações e das características que envolvem a inserção dessas pessoas no novo país e especialmente no mercado de trabalho, reflete-se sobre como essa população é acolhida e integrada ao contexto educacional do Brasil. Este estudo objetiva verificar o processo de acolhimento e integração dos estudantes refugiados e imigrantes haitianos dos cursos de graduação das universidades federais brasileiras da região Sul do país que possuem convênio com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) e processos seletivos específicos para esse grupo, pois se questiona se os editais publicados pelas universidades instituindo um processo seletivo especial para refugiados e imigrantes são suficientes para integrar esses estudantes no contexto educacional. Por meio de um estudo de caso múltiplo, esta pesquisa de cunho qualitativo verificou que as universidades realizam ações isoladas de acolhimento e integração, demonstrando que, por mais que esses estudantes consigam acesso aos ambientes educacionais, ainda faltam políticas que realmente os integrem. Diante disso, foram propostas algumas ações que poderão se tornar unificadas entre as universidades para que, aplicadas de forma conjunta, tenham mais força e orientem novas ações, como a oferta de programas de acessibilidade linguística antes do início do ano letivo e atividades voltadas contra comportamentos xenofóbicos e preconceituosos, bem como capacitação em direitos humanos e migrações para os servidores das universidades. Por fim, apresenta-se uma agenda de pesquisa que sugere alguns pontos que poderão ser explorados em estudos futuros.

Keywords : Migração; Refugiados; Imigrantes; Ensino superior; Integração no ensino superior.

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