SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Enseñanza de la comunicación oral en contexto indígenaFormação experiencial e aprendizagem biográfica: refletir para atribuir sentidos às experiências? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

KINGESKI, Luciano  e  OLIVELLA NADAL, Jordi. Estudantes universitários brasileiros na Espanha: motivações e fatores de decisão. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e243385.  Epub 14-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248243385por.

A mobilidade internacional de estudantes é um fenômeno de crescente importância no cenário da educação superior. Nota-se nos últimos anos um crescimento de estudos na literatura e investigações acerca deste tema. Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório, cujo objetivo foi analisar as motivações e fatores de decisão no processo de mobilidade dos estudantes universitários brasileiros que elegeram a Espanha para seus estudos superiores. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, escala de Likert de 3 pontos, com 216 estudantes membros da comunidade estudantil brasileira na Espanha, distribuídos nos cursos de graduação, mestrado e doutorado, e o uso de fontes de dados estatísticos. A comparação entre os estudos anteriores da literatura e os resultados deste estudo demonstraram que os fatores nível acadêmico do centro e prestígio e perspectivas de futuro são coincidentes em ambos. De fato, esses fatores estão entre os mais significativos em quase todos os estudos de mobilidade internacional e também foram destacados pelos pesquisadores, confirmando a importância desses fatores na decisão de estudar no exterior. Por outro lado, entre os fatores que se apresentaram como mais relevantes no fluxo de estudantes brasileiros à Espanha, destacaram-se a experiência internacional, as bolsas de estudos, a imagem e cultura do país, o prestígio e as perspectivas futuras e o idioma espanhol.

Palavras-chave : Mobilidade internacional; Motivações; Fatores de decisão; Brasil; Espanha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )