SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Brazilian university students in Spain: motivations and decision factorsDoes the structure of the test affect the performance of students? Evidences from the Enem (2016) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

DOUTOR, Catarina  and  ALVES, Natália. Formação experiencial e aprendizagem biográfica: refletir para atribuir sentidos às experiências?. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e241700.  Epub Sep 21, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248241700por.

A ideia de que a experiência de vida pode constituir uma fonte de aprendizagem e de desenvolvimento não é, de todo, nova. Aliás, as experiências de vida quando são pensadas e refletidas adquirem uma dimensão formativa. No entanto, a experiência é, por si só, um conceito impreciso e que comporta um conjunto diversificado de significados. Nesse contexto, qual a relação entre experiência e aprendizagem? Acresce a essa questão, outras consideradas, de igual modo, importantes, tais como: Qual o papel formativo das experiências? E qual o papel da reflexão? Essas são algumas das questões que tentaremos responder. O presente artigo, de natureza teórica, procura refletir sobre os conceitos de aprendizagem e/ou formação experiencial e aprendizagem biográfica no quadro teórico-conceptual da educação e formação de adultos. A partir das principais perspectivas teóricas apresentadas e discutidas, os três conceitos assumem um sentido idêntico referente ao papel ativo do indivíduo, assim como à sua capacidade de refletir e, posteriormente, de atribuir sentidos e/ou significados às experiências vivenciadas. Acreditamos que a relevância desses conceitos teóricos se prende, precisamente, com a possibilidade de analisar os múltiplos significados e sentidos que os indivíduos atribuem quer às experiências, quer às aprendizagens adquiridas ao longo das suas vidas.

Keywords : Experiência; Aprendizagem experiencial; Formação experiencial; Aprendizagem biográfica; Biograficidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )