SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Estudantes universitários brasileiros na Espanha: motivações e fatores de decisãoA formatação da prova afeta o desempenho dos estudantes? Evidências do Enem (2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

DOUTOR, Catarina  e  ALVES, Natália. Formação experiencial e aprendizagem biográfica: refletir para atribuir sentidos às experiências?. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e241700.  Epub 21-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248241700por.

A ideia de que a experiência de vida pode constituir uma fonte de aprendizagem e de desenvolvimento não é, de todo, nova. Aliás, as experiências de vida quando são pensadas e refletidas adquirem uma dimensão formativa. No entanto, a experiência é, por si só, um conceito impreciso e que comporta um conjunto diversificado de significados. Nesse contexto, qual a relação entre experiência e aprendizagem? Acresce a essa questão, outras consideradas, de igual modo, importantes, tais como: Qual o papel formativo das experiências? E qual o papel da reflexão? Essas são algumas das questões que tentaremos responder. O presente artigo, de natureza teórica, procura refletir sobre os conceitos de aprendizagem e/ou formação experiencial e aprendizagem biográfica no quadro teórico-conceptual da educação e formação de adultos. A partir das principais perspectivas teóricas apresentadas e discutidas, os três conceitos assumem um sentido idêntico referente ao papel ativo do indivíduo, assim como à sua capacidade de refletir e, posteriormente, de atribuir sentidos e/ou significados às experiências vivenciadas. Acreditamos que a relevância desses conceitos teóricos se prende, precisamente, com a possibilidade de analisar os múltiplos significados e sentidos que os indivíduos atribuem quer às experiências, quer às aprendizagens adquiridas ao longo das suas vidas.

Palavras-chave : Experiência; Aprendizagem experiencial; Formação experiencial; Aprendizagem biográfica; Biograficidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )