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Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

RODRIGUES, Eduardo Alves  e  AGUSTINI, Cármen L. H.. Sentidos de educação na publicidade da EaD: do paradigma do processo ao paradigma do produto. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e243770.  Epub 21-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248243770por.

Neste artigo, com base no quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso, analisamos peças publicitárias que colocam em oferta, no mercado, a educação a distância (EaD). Essas peças circulam socialmente – embora não exclusivamente – na modalidade online. Nosso objetivo consistiu em restituir, por meio de um dispositivo de leitura discursivo e materialista, condições de (re)leitura ao processo de produção de efeitos de sentidos evocáveis nas e pelas referidas peças publicitárias, focalizando como os sentidos de educação em jogo na publicidade da EaD deslocam a inscrição da educação (a distância), afastando-a do paradigma do processo e aproximando-a do paradigma do produto. Esse processo de significação produz como efeito a projeção da educação (a distância) ao estatuto de mercadoria. Com as análises, mostramos que, como mercadoria, a publicidade da EaD instaura discursividades que acirram a luta de classes na sociedade capitalista neoliberal pela articulação e transversalidade discursiva, que (re)atualizam a redução discursiva da EaD à profissionalização, ao menor esforço, à instantaneidade, ao digital, ao trabalho, configurando a EaD como o “novo normal” da/na educação. Como consequência dessa prática discursiva e seu impacto sobre a sociedade, as discursividades que funcionam na publicidade da EaD produzem risco à emancipação do sujeito na e pela educação (a distância).

Palavras-chave : Educação a distância; Publicidade; Neoliberalismo; Discurso.

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