SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Sentidos de educação na publicidade da EaD: do paradigma do processo ao paradigma do produtoNormalidad, rendimiento y subjetividad en el contexto escolar chileno: análisis desde la gubernamentalidad índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

NODA, Marisa; SOLE, Maria Glória Parra Santos  e  CAINELLI, Marlene. O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em história: um estudo sobre Brasil/Portugal. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e244825.  Epub 21-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244825port.

A investigação que apresentamos neste artigo foi realizada no ano de 2019, junto aos alunos do terceiro ano do curso de licenciatura em história da Universidade Estadual de Londrina (Paraná, Brasil) e do mestrado em ensino de história da Universidade do Minho, na cidade de Braga (Portugal), e abordou o significado do estágio supervisionado para a formação dos professores de história. Defendemos que a disciplina se constitui no campo de diálogo entre a epistemologia da história e os procedimentos de ensino baseados na ciência da história. Neste texto, optamos por explorar um questionário aplicado às duas realidades com questões que dão face ao significado da história, de ser professor de história e da experiência vivenciada durante a implementação dos projetos de ensino nas regências realizadas dentro de escolas de rede pública dos dois países. A pesquisa nas duas instituições deu-se por duas razões principais: primeiro, por considerarmos que nessas instituições há um aprimoramento na formação de professores de história, traduzida por um modelo de estágio supervisionado com características de vanguarda, cuja realização se reflete em pesquisas que provocam a percepção da importância das práticas educativas supervisionadas; e, segundo, pelo fato de as experiências traduzidas nas entrevistas auxiliarem na compreensão deste momento como base epistemológica imprescindível para formação de professores.

Palavras-chave : Estágio supervisionado; Formação de professores; Professor de história.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )