SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Normalidad, rendimiento y subjetividad en el contexto escolar chileno: análisis desde la gubernamentalidadRacismo: um desafio para a educação bilíngue em Madrid índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SOUZA, Jéssica Ignácio de  e  FLORES, Cláudia Regina. Educação matemática e a formação do homo oeconomicus. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e244997.  Epub 21-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244997.

Uma educação financeira é inserida na agenda global educacional, especialmente pela disseminação de documentos propositivos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e se inscreve na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em articulação aos conteúdos da matemática que se ensina na escola. Além disso, há que se notar um interesse no campo da pesquisa em Educação Matemática, que passa a tomar a educação financeira como um importante problema a ser investigado para os processos de ensino e aprendizagem. Neste artigo objetivamos analisar práticas matemáticas historicamente situadas que, em suas conexões, forma o homo oeconomicus, entendido como aquele sujeito requerido ao bom funcionamento da economia, à luz de Michel Foucault. Para isso, analisamos livros didáticos de matemática de outros momentos históricos, coletados no Museu da Escola Catarinense, do Ensino Fundamental, da coleção A conquista da matemática, bem como teses e dissertações que tratam da temática educação financeira. Os procedimentos teórico-metodológicos são inspirados na genealogia, conceito empregado por Michel Foucault. Disso inferimos que permanece na educação matemática uma função econômica que se atualiza: dos conteúdos técnicos, formas de calcular e pensar economicamente a partir do trabalho comerciário e fabril até a primeira metade do século XX, passa-se também a exercitar comportamentos e valores de como consumir, construir orçamentos e poupar no neoliberalismo.

Palavras-chave : Educação financeira; Cuidado de si; Trabalho; Empresariamento de si; História da educação matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )