SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Educação matemática e a formação do homo oeconomicusAlfabetizar é mais que ensinar um código: discurso e autoria no ensino da língua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

DOHERTY, David Patrick; ACERO, Juana María Anguita  e  PEREZ, Francisco Javier Sánchez-Verdejo. Racismo: um desafio para a educação bilíngue em Madrid. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e240475.  Epub 27-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248240475eng.

A forma como a língua inglesa é ensinada na Espanha, com a crescente oferta de escolas bilíngues, tanto públicas quanto privadas, é fortemente influenciada pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Este documento enfatiza os valores do plurilinguismo e da competência comunicativa, ao passo que sublinha a importância de reduzir a desigualdade e a discriminação e de melhorar a compreensão intercultural no âmbito da educação. Como se constata que a educação bilíngue tem impacto positivo e negativo neste aspecto, é importante destacar suas vantagens e desvantagens na atualidade. Por outro lado, deve-se admitir que as aulas de língua inglesa demonstram tanto refutar quanto propagar estereótipos, e que a onipresença do inglês oferece oportunidades, ainda que não para todos. Este trabalho teve como objetivos: avaliar o sucesso do ensino do inglês no ensino secundário; a efetiva oferta de oportunidades e abertura dos horizontes dos alunos a novas culturas; e o potencial aumento da sua consciência sobre o racismo. Foi realizada uma pesquisa entre 406 alunos do 1º e 4º anos do ensino secundário obrigatório de três escolas da Comunidade de Madrid. Levantou-se a hipótese de que os alunos da educação bilíngue estivessem mais abertos à diferença e a novas oportunidades e fossem mais propensos a reconhecer e desafiar a discriminação. O estudo não encontrou diferenças significativas nas respostas recebidas nas três escolas. Argumentou-se, por fim, que o contexto formal de estudo representou um empecilho à obtenção de respostas verdadeiras e que um questionário mais casual seria mais apropriado.

Palavras-chave : Educação bilíngue; Desigualdade; Discriminação; Ensino secundário obrigatório; Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )