SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Racismo: um desafio para a educação bilíngue em MadridOs saberes da complexidade e as práticas pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

CERDAS, Luciene. Alfabetizar é mais que ensinar um código: discurso e autoria no ensino da língua. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e240660.  Epub 27-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248240660por.

Este artigo tem como objetivo discutir o uso do método fônico na alfabetização, preconizado, em meio a uma “querela dos métodos”, como o único caminho baseado em evidências científicas para alfabetizar. Apesar dessa discussão não ser recente, a partir de 2019, ela ganha força ao integrar a Política Nacional de Alfabetização (PNA), em um momento bastante controverso quanto aos rumos da educação no país. Nesse contexto, a discussão proposta aqui se dá a partir do diálogo com autores como Cecília Goulart, Magda Soares, João Wanderley Geraldi, entre outros que têm se dedicado ao estudo da alfabetização e contribuído na ampliação do debate sobre o ensino da língua materna. Ancorado nesses autores e nos conhecimentos da perspectiva bakhtiniana sobre linguagem, este artigo apresenta práticas pedagógicas realizadas por licenciandos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no âmbito do projeto de extensão “A parceria escola e universidade na alfabetização das crianças e na formação inicial de alfabetizadores”, por meio do qual eles se inserem no cotidiano das escolas públicas e participam do planejamento e desenvolvimento de projetos didáticos voltados à alfabetização das crianças. A partir das discussões propostas neste artigo e da atuação dos licenciandos, vislumbram-se práticas fundamentadas na discursividade própria das relações humanas, que se mostram potentes pela valorização da voz das crianças, de sua autoria como leitoras e escritoras e de seu protagonismo no processo de alfabetização, visando à ampliação do seu repertório de práticas culturais de leitura e escrita e sua formação como sujeitos sócio-históricos e culturais na luta pela inclusão social.

Palavras-chave : Alfabetização; Perspectiva discursiva; Ensino de língua materna; Práticas de alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )