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Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

LUPPI, Mônica Aparecida Rodrigues; BEHRENS, Marilda Aparecida  e  PRIGOL, Edna Liz. Os saberes da complexidade e as práticas pedagógicas. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e245243.  Epub 27-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248245243por.

Este estudo trata de uma pesquisa realizada com docentes brasileiros e portugueses, constituída por um curso on-line, cuja finalidade era oferecer uma proposta de formação continuada, que integrasse os professores da educação básica, do ensino superior e da pós-graduação, embasando-se nos “Sete saberes necessários à educação do futuro”. Para tanto, enfocou-se nos saberes que tratam das “cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão”, na perspectiva de Edgar Morin. O problema que norteou a investigação buscou analisar as percepções dos participantes do curso quanto à influência da prática pedagógica, da metodologia e da contribuição do saber proposto para a transformação da ação docente. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com auxílio do programa IBM SPSS Statistics. Os resultados indicaram a incidência de reflexões sobre a necessidade de se considerar uma proposta de reforma do pensamento, no campo da educação, que supere a fragmentação do conhecimento. Sobre o engajamento dos alunos nas atividades propostas pelo professor em aula, foi percebida a valorização da interdisciplinaridade, da colaboração, da cooperação, do trabalho coletivo, do papel de mediação e a influência dos aspectos psicológicos com relação ao interesse e à motivação para aprender. Por fim, foi considerada a necessidade da superação de pensamentos deterministas, possibilitando, assim, a compreensão de que os conhecimentos estão sujeitos a erros e ilusões, inclusive no campo da educação, e que a expansão do pensamento humano pode favorecer a busca por soluções aos problemas educacionais.

Palavras-chave : Complexidade; Sete saberes; Prática pedagógica.

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