SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Os saberes da complexidade e as práticas pedagógicasEnsino de português nos inícios do século XX: análise do documento inédito de Virgínia Gersão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

ASSIS, Sônia Cristina de; DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira  e  SOUSA, Genesco Alves De. Aprender a ser reinadeiro no cotidiano do Quilombo da Irmandade do Rosário de Justinópolis. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e245486.  Epub 27-Set-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248245486.

A proposta de apresentar os processos de aprendizagem por meio das práticas cotidianas do Reinado Mineiro perpassa por ampliar uma compreensão sobre as inúmeras maneiras de aprendizagem. Partindo dessa perspectiva, o envolvimento na prática nos remete a descrever e buscar compreender como se constitui o tornar-se reinadeiro, sobretudo pela musicalidade das crianças e dos jovens do Reinado. No Quilombo da Irmandade do Rosário de Justinópolis/MG encontramos uma estética desenhada nas danças, nos cantos e nas indumentárias que se diversificam nas diversas práticas existentes, como os tambores sagrados do Candombe, a Irmandade do Rosário, a Caravana de Santos Reis, as Pastorinhas, a Capoeira Angola, o Arraial Pé de Cana e o mais recente Coral Vozes de Campanhã. Neste território a aprendizagem está presente na atividade da vida social, um aprender diretamente relacionado à aquisição de habilidades, nas relações situadas, em contextos e cotidianos, sendo apresentadas no/com mundo vivido, território onde o conhecimento é construído, sentido e percebido. Para essas reflexões dialogamos com a “Teoria Social da Prática” de Jean Lave (1996), que reivindica uma abordagem relacional e cujo princípio fundamental é não separar as pessoas de suas vidas cotidianas, reafirmando que aprender é indissociável do cotidiano e da vida das pessoas.

Palavras-chave : Aprendizagem; Quilombo de Justinópolis; Habilidades; Cotidiano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )