SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Aprender a ser reinadeiro no cotidiano do Quilombo da Irmandade do Rosário de JustinópolisEscolas, territórios e afirmação cultural em periferias urbanas no Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

FONTES, Susana  e  COELHO, Sónia. Ensino de português nos inícios do século XX: análise do documento inédito de Virgínia Gersão. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e244603.  Epub 06-Out-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244603por.

O objetivo deste artigo é analisar o documento inédito Como eu ensino o português na II classe dos Liceus, redigido em 1923, pela professora portuguesa Virgínia Faria Gersão (1896-1974), com o intuito de refletir sobre o ensino da língua materna nos liceus da época. Este estudo coloca em foco particularmente as temáticas da leitura e da redação, pelo papel fundamental que esses domínios têm no processo de aprendizagem. Pretende-se dar a conhecer a visão da autora acerca da leitura e da redação e as estratégias que propõe e aplica na sua prática de ensino. Trata-se de uma investigação assentada em uma metodologia histórica e hermenêutica, que se baseia em um confronto de diferentes tipos de fontes, nomeadamente as orientações programáticas e curriculares para a aprendizagem da língua portuguesa e o documento redigido pela professora, aquando da conclusão dos seus estudos na Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra. Como resultado, este artigo propicia uma maior compreensão da formação dos professores na época em Portugal e do ensino do Português nos liceus, nos inícios do século XX. Paralelamente, permite-nos concluir que a prática de ensino de Virgínia Gersão se identifica com uma pedagogia inovadora, aproximando-se dos ideais da Escola Nova.

Palavras-chave : Virgínia Faria Gersão; Escola Nova; Formação de professores; Ensino do português; Estratégias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )