SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished documentThe place of Edmund Husserl’s lifeworld concept in Paulo Freire’s pedagogy for liberation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Escolas, territórios e afirmação cultural em periferias urbanas no Sul do Brasil. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e246918.  Epub Oct 06, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248246918por.

O presente artigo analisa as relações contemporâneas estabelecidas entre escolas e territórios a partir de experiências de atores escolares atuantes em periferias urbanas no Sul do Brasil. Fundamentada na categoria conceitual “experiências urbano-educativas”, inspirada na Sociologia da Experiência, o estudo examina e problematiza referências políticas e lógicas socioculturais presentes na ação pedagógica de professores e professoras que lecionam no Ensino Fundamental em escolas situadas no Rio Grande do Sul. Do ponto de vista metodológico, os dados foram construídos a partir da realização de entrevistas com 66 atores escolares selecionados e complementados pela análise de documentos institucionais. Enquanto resultados, identificam-se três perspectivas analíticas: (a) escolas enquanto territórios de afirmação cultural mediante ações pedagógicas desenvolvidas por docentes atuantes nos anos iniciais da escolarização, os quais mobilizam aprendizagens sobre a história e a geografia dos territórios municipais diante de cenários urbanos marcados por desigualdades, migrações e encontros interculturais; (b) escolas enquanto agentes ativos em processos de patrimonialização cultural, principalmente em contextos urbanos em que não há processo oficial de tombamento, registro ou expediente estatal similar; e (c) a permeabilidade da escola às práticas culturais desenvolvidas nos territórios, destacando-se suas relações com coletivos culturais independentes e associações comunitárias direcionadas à formação político-cultural de estudantes nas periferias urbanas.

Keywords : Escolas; Territórios; Periferias urbanas; Educação patrimonial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )