SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Ensino de português nos inícios do século XX: análise do documento inédito de Virgínia GersãoO lugar do conceito de mundo da vida de Edmund Husserl na pedagogia libertadora de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Escolas, territórios e afirmação cultural em periferias urbanas no Sul do Brasil. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e246918.  Epub 06-Out-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248246918por.

O presente artigo analisa as relações contemporâneas estabelecidas entre escolas e territórios a partir de experiências de atores escolares atuantes em periferias urbanas no Sul do Brasil. Fundamentada na categoria conceitual “experiências urbano-educativas”, inspirada na Sociologia da Experiência, o estudo examina e problematiza referências políticas e lógicas socioculturais presentes na ação pedagógica de professores e professoras que lecionam no Ensino Fundamental em escolas situadas no Rio Grande do Sul. Do ponto de vista metodológico, os dados foram construídos a partir da realização de entrevistas com 66 atores escolares selecionados e complementados pela análise de documentos institucionais. Enquanto resultados, identificam-se três perspectivas analíticas: (a) escolas enquanto territórios de afirmação cultural mediante ações pedagógicas desenvolvidas por docentes atuantes nos anos iniciais da escolarização, os quais mobilizam aprendizagens sobre a história e a geografia dos territórios municipais diante de cenários urbanos marcados por desigualdades, migrações e encontros interculturais; (b) escolas enquanto agentes ativos em processos de patrimonialização cultural, principalmente em contextos urbanos em que não há processo oficial de tombamento, registro ou expediente estatal similar; e (c) a permeabilidade da escola às práticas culturais desenvolvidas nos territórios, destacando-se suas relações com coletivos culturais independentes e associações comunitárias direcionadas à formação político-cultural de estudantes nas periferias urbanas.

Palavras-chave : Escolas; Territórios; Periferias urbanas; Educação patrimonial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )