SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48The place of Edmund Husserl’s lifeworld concept in Paulo Freire’s pedagogy for liberationDomains of action of researchers in Education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

NEIRA, Marcos Garcia; BRAGA, Elizabeth dos Santos  and  GALLEGO, Rita de Cassia. Egressas(os) do curso de pedagogia (2002 a 2012) na Faculdade de Educação da USP: impressões sobre a experiência formativa. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e246192.  Epub Oct 27, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248246192por.

Estudos com egressas(os) dos cursos universitários costumam oferecer informações importantes para a revisão e melhoria dos currículos. A fim de identificar o perfil e as opiniões acerca de aspectos referentes à experiência formativa e à sua inserção na área educacional, a Comissão Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) realizou esta pesquisa com concluintes entre 2002 e 2012. Um questionário online respondido por 255 sujeitos permitiu identificar perfil, duração da formação e atividade profissional durante e após a conclusão do curso. Em uma segunda fase, obtiveram-se respostas sobre a atuação de 190 concluintes que atuam nos sistemas de ensino. Destas(es), dezenove foram sorteadas(os) e entrevistadas(os) acerca de suas impressões sobre a contribuição das experiências formativas para a docência e/ou gestão. As(Os) participantes destacaram aspectos positivos na formação obtida, assim como apontaram a necessidade de alterações em torno dos seguintes pontos: aprofundamento conceitual e estratégias didáticas adotadas pelas(os) docentes; relação entre teoria e prática; organização das disciplinas eletivas; estrutura dos estágios; e conteúdos abordados em algumas disciplinas. Importa dizer que as mudanças implementadas no curso a partir de 2012 têm respondido a algumas dessas demandas. O estudo evidencia que a voz das(os) egressas(os) precisa ser ouvida, principalmente após a entrada no ambiente de trabalho e já com certa consciência dos desafios da profissão. A pesquisa proporcionou uma visão geral do curso de pedagogia, levando a comunidade a entender melhor sua dinâmica e a refletir acerca das condições estruturais e pedagógicas oferecidas.

Keywords : Curso de pedagogia; Egressos; Currículo; Formação docente; Atuação profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )