SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Domains of action of researchers in Education in BrazilPedagogical practices and teacher autonomy in the context of elite bilingual education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MENEZES, Edmilson  and  CRUSOE, Nilma Margarida de Castro. Elementos da sociologia compreensiva de Max Weber: aplicação categorial para a pesquisa em educação. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e239168.  Epub July 08, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248239168por.

Trata-se, neste artigo, de uma introdução ao problema do sentido com o objetivo de anunciar sua aplicação em pesquisas em educação. É uma pesquisa de caráter teórico-conceitual, cuja base teórica da análise concentra-se em Max Weber, mas se remete, organicamente, à fenomenologia de Edmund Husserl e Alfred Schutz. Com base em Husserl, percebem-se os vários aspectos em que o sentido se dá: como sentido semântico, como sentido estrutural ou eidético, como sentido fundamentador ou lógico e como sentido de motivação. Na sociologia compreensiva de Weber destaca-se o sentido de motivação, que se manifesta via ações concretas do sujeito. Schutz retém de Husserl o sentido como anterior a ação, como produto da consciência, e de Weber, o sentido de motivação da ação, o que significa, em termos de aplicação categorial na noção de sentido, nas pesquisas em educação, a possibilidade de: a) apreensão do processo educativo como produção de sentido, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do sujeito e do objeto na relação de pesquisa; e c) potencialização da pesquisa sobre o processo educativo, na perspectiva da compreensão. Espera-se que os resultados possam ampliar o leque de expressões metodológicas nas pesquisas em educação que se ancoram na perspectiva fenomenológico-interpretativa.

Keywords : Fenomenologia; Noção de sentido; Pesquisa em educação; Sociologia compreensiva.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )