SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Plano Nacional de Cultura: análise jurídica da concepção, tramitação e potencialidadesEnsinando através de vidas: construções biográfico-narrativas pensadas como metodologia ativa e significativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MEYER, Cristina; LOSANO, Leticia  e  FIORENTINI, Dario. Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literatura. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e246037.  Epub 04-Nov-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248246037por.

Diversos estudos que revisaram a literatura nacional e internacional sobre identidade de estudantes e professores foram realizados nos últimos cinco anos para analisar como pesquisadores do campo da educação matemática têm usado este conceito. Neste artigo, realizou-se uma revisão sistemática do tipo metassíntese das cinco principais revisões de literatura sobre este tema publicadas nas duas últimas décadas, dentro e fora do Brasil. Seu objetivo é compreender e discutir múltiplas perspectivas e conceitualizações da identidade profissional docente e suas implicações para a pesquisa desta área de investigação. O processo de revisão de revisões sistemáticas deu-se mediante fichamento e síntese interpretativa de cada estudo para, ao final, discutir e elaborar uma síntese integrativa das sínteses interpretativas produzidas. Os resultados evidenciam que conceitualizações de identidade se desenvolveram em um movimento pendular que oscila entre as dimensões do sujeito e do contexto social e caminham em direção à inter-relação entre elas. Foram apontados problemas teórico-metodológicos em pesquisas da área que ainda constituem um desafio à construção de conceitualizações mais operacionais. Entende-se que conceituar identidade de forma consistente e operacional quanto às perspectivas assumidas e às metodologias de análise desenvolvidas é um caminho em construção e um desafio a ser enfrentado pelo campo de estudo da identidade profissional. O estudo dos múltiplos modos de conceituar e investigar a identidade, além de problematizar uma questão epistemológica importante, fornece lentes ou ferramentas teóricas úteis para analisar e compreender a complexidade de quem é e como se constitui o professor que atua nas escolas, sobretudo o de matemática.

Palavras-chave : Identidade; Revisão de literatura; Professor de matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )