SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Methods for conceptualizing and investigating teachers’ professional identity in literature reviewsRelationship with knowledge and territorialization tactics of young high school scholarship students in private school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

THE, Raul da Fonseca Silva. Ensinando através de vidas: construções biográfico-narrativas pensadas como metodologia ativa e significativa. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e246118.  Epub Nov 04, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248246118por.

Este trabalho pretende apresentar como uma perspectiva do campo das ciências sociais, a abordagem biográfico-narrativa de vidas, tem o potencial fundante – ao ser aplicado no ensino – de ativar e tornar significativo (e significante) tanto o aprendizado quanto as vidas dos educandos e educadores. Fundamentado em uma leitura interpretativa e reflexiva, a metodologia está baseada em uma discussão ampla sobre o trato com as narrativas biográficas. Junto a isso, são apontadas as possibilidades relacionais que o narrar-se e o reconstruir de trajetórias revela, somado à compreensão de como essas são intercruzadas em contextos e relações de nível micro e macro, nos âmbitos particular e público, encerrando conhecimentos tradicionais, populares e cultivados. Este fato encaminha a latência pedagógica desse modo de experiência metodológica de ensino-aprendizagem-pesquisa. Para tanto, pretende-se apontar modos de operacionalizar – disciplinar e, também inter, multi e transdisciplinarmente – os processos e ferramentas, bem como os ganhos de interesses e de contextualização dos conteúdos propostos pelos currículos e calendários escolares. Esses procedimentos têm o relevante papel de revelar o presente sócio-histórico das trajetórias e dos agentes que circulam a vida educacional, mas também das famílias e, especialmente, dos próprios educandos, e situá-los como agentes históricos preenchidos de subjetividades construídas nas interrelações e intercomunicações diárias. Desse modo, aponta-se, por fim, como a abordagem biográfico-narrativa tem o potencial para se constituir como uma metodologia ativa, interpretativa e reflexiva, sem olvidar de ser crítica e de produzir aberturas para a emancipação dos agentes (educador e educando).

Keywords : Abordagem narrativa; Metodologias ativas; Transdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )