SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literaturaRelação com o saber e táticas de territorialização de jovens bolsistas do ensino médio na escola privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

THE, Raul da Fonseca Silva. Ensinando através de vidas: construções biográfico-narrativas pensadas como metodologia ativa e significativa. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e246118.  Epub 04-Nov-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248246118por.

Este trabalho pretende apresentar como uma perspectiva do campo das ciências sociais, a abordagem biográfico-narrativa de vidas, tem o potencial fundante – ao ser aplicado no ensino – de ativar e tornar significativo (e significante) tanto o aprendizado quanto as vidas dos educandos e educadores. Fundamentado em uma leitura interpretativa e reflexiva, a metodologia está baseada em uma discussão ampla sobre o trato com as narrativas biográficas. Junto a isso, são apontadas as possibilidades relacionais que o narrar-se e o reconstruir de trajetórias revela, somado à compreensão de como essas são intercruzadas em contextos e relações de nível micro e macro, nos âmbitos particular e público, encerrando conhecimentos tradicionais, populares e cultivados. Este fato encaminha a latência pedagógica desse modo de experiência metodológica de ensino-aprendizagem-pesquisa. Para tanto, pretende-se apontar modos de operacionalizar – disciplinar e, também inter, multi e transdisciplinarmente – os processos e ferramentas, bem como os ganhos de interesses e de contextualização dos conteúdos propostos pelos currículos e calendários escolares. Esses procedimentos têm o relevante papel de revelar o presente sócio-histórico das trajetórias e dos agentes que circulam a vida educacional, mas também das famílias e, especialmente, dos próprios educandos, e situá-los como agentes históricos preenchidos de subjetividades construídas nas interrelações e intercomunicações diárias. Desse modo, aponta-se, por fim, como a abordagem biográfico-narrativa tem o potencial para se constituir como uma metodologia ativa, interpretativa e reflexiva, sem olvidar de ser crítica e de produzir aberturas para a emancipação dos agentes (educador e educando).

Palavras-chave : Abordagem narrativa; Metodologias ativas; Transdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )