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Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

VIEIRA, Fernanda Gomes  y  DALLABRIDA, Norberto. Representações das classes secundárias experimentais construídas por Gildásio Amado (1958-1973). Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e246923.  Epub 04-Nov-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248246923.

Este trabalho tem o propósito de compreender as representações feitas por Gildásio Amado, considerado um mediador cultural, sobre as classes secundárias experimentais, que se constituíram no ensaio pioneiro de inovação pedagógica no ensino secundário brasileiro nas décadas de 1950 e 1960. Essas representações são analisadas em dois textos produzidos por Gildásio Amado como chefe da Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação e Cultura (MEC) durante a implantação das classes secundárias experimentais, e em outros dois textos, escritos por ele, após a realização do primeiro ciclo dessa experiência pedagógica. Para ler essa questão usou-se o conceito de representação do historiador Roger Chartier, que tem duas dimensões: a presentificação do ausente ou do que já passou, mas também, necessariamente, a construção desse ausente. Assim, a operação de produção de fatos e de processos passados é realizada a partir dos interesses e ideologias de seu autor. De um lado, analisa-se o olhar de Gildásio Amado, na condição de ocupante de alto cargo no MEC, sobre as classes secundárias experimentais no momento de sua entusiasmada implantação. De outra parte, procura-se compreender a visão desse autor também sobre as classes secundárias experimentais após a realização de seu primeiro ciclo, que apresenta um tom mais avaliativo. Busca-se, portanto, perceber as apreciações de Gildásio Amado sobre a primeira onda de renovação do ensino secundário brasileiro em dois momentos históricos diferentes.

Palabras clave : Gildásio Amado; Classes experimentais; Ensino secundário.

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