SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimentalQual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

GARCIA, Gecia Aline  y  SOUZA, Gizele de. Pelo fio do nome: relações transnacionais no processo de provimento material do Ginásio Paranaense (1892-1906). Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e248461.  Epub 04-Nov-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248248461por.

Este texto utiliza-se de aspectos provenientes da pesquisa realizada no âmbito do curso de mestrado, bem como no de doutorado, situada nos debates sobre o provimento material escolar, a história da educação e a abordagem transnacional. Na esteira do método onomástico de Carlo Ginzburg (1991), com o fio do nome, foi encontrada uma maneira de apreender os sujeitos envolvidos no processo de suprimento e fabricação dos móveis escolares destinados ao Ginásio Paranaense em fins do século XIX e início do XX. Desse modo, este trabalho tem como objetivo identificar e mapear as referências transnacionais no processo de consumo dos artefatos dirigidos ao ensino secundário, averiguando quais necessidades eram postas e como eram satisfeitas. A empiria documental corresponde a artigos de jornais consultados por meio da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional; relatórios e ofícios de representantes governamentais, consultados no Departamento de Arquivo Público Paranaense; além de fontes iconográficas encontradas no acervo do Colégio Estadual do Paraná e atas do Museu Maçônico do Paraná. O trabalho tem como arcabouço teórico as contribuições de Serge Gruzinski (2001) no que se refere às conexões internacionais e intercontinentais no processo da investigação histórica; Eugenia Roldán Vera e Eckhardt Fuchs (2019) com a discussão sobre a história transnacional no âmbito educacional; e Cynthia Greive Veiga (2018) para compreender as margens existentes entre as necessidades da escola e como estas são atendidas.

Palabras clave : História transnacional; Cultura material escolar; História da educação; Móveis escolares; Ensino secundário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )